Ao volante do Clio R.S.

O desporto automóvel faz parte do ADN da Renault, uma marca que nunca esqueceu as versões mais "apimentadas" na sua gama de modelos. Foi assim e continua a ser assim com propostas como o renovado Clio R.S., reconduzido na gama do modelo base do catálogo da marca francesa.

Tal como nos restantes Clio, a alteração na imagem do R.S. é discreta e o mesmo acontece com o motor 1.6 turbo com 200 ou 220 cv na opção R.S. Trophy, que tem acoplada uma caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem. O "Launch Control" permite arranques rápidos sem que as rodas patinem em excesso.

A regulação da suspensão do R.S. varia de acordo com as versões. A opção "Sport" responde às exigências de quem quer utilizar um pequeno-grande desportivo no dia-a-dia, e a "Cup" para uma utilização mista em estrada e pista. Quem procure um comportamento ainda mais radical pode optar pelo R.S. Trophy, que será a grande aposta da Renault para o mercado português, e que conta com uma suspensão específica, amortecedores mais firmes e uma menor altura ao solo ao nível do eixo dianteiro (20 milímetros) e do eixo traseiro (10 milímetros).

Tudo isto contribui para o prazer de condução e ao volante deste Clio é fácil esquecer que estamos num modelo que foi projectado como um simples familiar. Ao volante tudo se passa muito depressa. A direcção é precisa e incisiva, a caixa de velocidades rápida e precisa, os travões dão confiança ao condutor mais optimista e o comportamento em curva merece aplausos. Tudo isto sem esquecer obviamente a performance em recta, é que a Renault garante uma velocidade máxima de 235 km/h para este R.S Trophy, sendo que a "marca" dos 0 aos 100 km/h está fixada nos 6,6 segundos.

O novo Clio R.S., que chegará ao mercado nacional através da proposta Trophy, tem um preço que começa nos 31 750 € e está disponível a partir do dia 15 de Setembro.

Ainda bem que ainda há automóveis como o Renault Clio R.S...

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